quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ah, férias...



Nada para fazer aos sábados à tarde...
Errado! Tem uma atividade muito importante para se fazer nas férias.
Então, vamos lá!
Uma coisa que muitos de nós acabamos negligenciando é a manutenção em nossos equipamentos pessoais. Pois é, só nos preocupamos com ele quando vamos sair em alguma atividade e olha lá...


Como estamos em um tempo de sol. E que sol anda fazendo... Por que não colocar mos para lavar nosso saco de dormir, redes, lonas e afins? Assim dá tempo de secar bem e pegar um boa quantidade de sol.
E por falar em quantidade de sol, outra coisa que não cuidamos direito é da nossa barraca. Ela sim precisa ser limpa, revisar se estão todas as estacas, se não está rasgada ou com problema no zíper. E por que não, ate reforçar a impermeabilização, com seladora de costura ou outros reparos.
Dar uma revisada no seu kit cozinha, olhar se as panelas estão em condição de continuar em uso, lavá-las bem, areá-las para ficar mais apresentáveis. Verificar os condimentos, pois como estão fora da embalagem de fábrica, provavelmente você não anotou na nova embalagem a data de validade. Não podemos nos esquecer do nosso kit de higiene e primeiro socorros, verificar a validade dos produtos e repor o que esta faltando, afinal do que adianta ter um kit se na hora que você precisa de algo que deveria estar lá, você se esqueceu de repor?
Nossa, uma coisa que muita gente peca e se esquece de olhar é o seu calçado. Como eu vejo em atividades, calçados se rasgando ou furados (não vou nem falar da limpeza dos coitados). Aí, na hora do “pega para capar” o cara vem correndo para o chefe suplicando por silvertape para colocar no tênis... Se a pessoa insiste em usar equipamentos sem condição, pelo menos faça seu estoque de silvertape. Não podemos nos esquecer de ter um cuidado especial com o nosso “cantil”, lavá-lo bem se possível até dar uma fervida nele para matar qualquer bactéria que possa ter criado devido à sua utilização.
Com relação às ferramentas, é muito um importante lavar e secar bem, lubrificá-las, revisar os cabos para ver se precisa de reparos ou até mesmo ter que trocar, rever o fio das ferramentas de corte (pobre das machadinhas e dos facões que sempre batem em uma pedra e arrebenta o fio dos coitados) sem falar na afiação dos pobres coitados. Importante também olhar se as travas dos canivetes estão bem ajustadas, pois isso pode ocasionar um grande acidente!
E por fim as mochilas... Esse é um grande problema, porque só nos preocupamos com todo o resto das nossas coisas, mas nunca damos atenção esse equipamento tão importante... Só lembramos mesmo dela quando ela estoura no meio da trilha e deixa todas nossas coisas caírem no chão. Pois bem, é muito importante dar uma olhada nas costuras dela para ver se não estão se rasgando, se os zíperes não estão apresentando defeito se as travas plásticas já não estão rachando e ainda ver se as paredes internas não estão descascando e com isso perdendo a impermeabilização.
E importante ressaltar que na hora de lavar as coisas, deve-se tomar muito cuidado para não danificá-las, respeitando sempre a orientação do fabricante. Por exemplo: barracas, mochilas entre outras coisas que são impermeáveis, não e recomendável colocar na máquina de lavar (experiência própria). Perdi uma capa de mochila devido à força da máquina que destruiu toda a camada impermeabilizadora, tive que gastar mais R$50 para comprar outra capa.
Depois dessa manutenção geral, você agora vai ter uma noção de como estão todos os seus equipamentos, o que precisa de reparos e o que não tem mais condição de uso e assim já pode ir se preparando financeiramente para esses acertos ao longo do ano (lembrando que “O Escoteiro é econômico e respeita o Bem Alheio!”). É melhor você investir na manutenção ou aquisição de equipamentos novos do que ter problemas em utilizar equipamentos com defeitos ou sem real condição de uso.
Dica muito importante: se um equipamento não serve para você, mesmo que for consertado, não serve para mais ninguém. Ou você faz um museu em sua própria homenagem, ou jogue fora! Especificamente os equipamentos de escalada não devem ser utilizados com defeito ou passados para a frente, é sabido que mosquetões ou freios “8” que sofrem quedas podem ser muito perigosos!!! Se vai dar um presente para alguém, compre na loja.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...