segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Escotismo na nossa vida

Olá, este post falará um pouco de como a vida escoteira influência na nossa vida pessoal, social. Primeiramente neste post de introdução irei falar um pouco sobre o primeiro artigo da Lei Escoteira, "O Escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais do que a própria vida." Certa oportunidade da minha curta vida, no período em que estive afastado do movimento, pude ver casos em que precisei dar a minha palavra e demonstrar minha honra através dela. Numa oportunidade, no trabalho em que estava, eu precisava criar e elaborar algumas planilhas e explicar a funcionalidade dela dentro da empresa, no final de cada mês, eu tinha que por mim mesmo, reunir todas as planilhas que foram elaboradas e criar um único relatório onde avaliava o rendimento de pessoas especificas dentro da empresa. Chegou certo dia em que foi requerido em que eu prestasse contas sobre tais relatórios e o por que eu fazia isto. E como eu estava exercendo aquela função a 13 meses eu demonstrava bastante pratica dela, mas infelizmente como nada é perfeito e sempre há falhas, houve um furo nas documentações onde não se batiam e tive que corrigi-las, me deram o prazo de uma semana, para elaborar algo de um semestre! Pensei "Este é o meu fim!" mas como eu havia me comprometido com aquele prazo por mim mesmo, decidi encarar como um desafio, e fui com o peito aberto para a "luta" que iria travar naquela longa semana.
Foi neste momento em que o primeiro artigo me veio claramente na cabeça "o escoteiro tem uma só palavra, sua honra vale mais do que a própria vida", sabia que deveria me esforçar o máximo e mesmo que por ventura eu não conseguisse concluir o que foi requerido eu estaria com a mente tranquila, pois eu teria me esforçado o meu potencial total.
E é em ocasiões assim em que devemos refletir neste artigo que parece ser simples. Onde está a nossa honra? Será que estamos dando nosso melhor em cada um dos compromissos em que fazemos? Será que estamos sendo honestos conosco mesmo quando falamos?
Durante este ano, uma oportunidade me foi mostrada já dentro do escotismo pela Cf. Marileis "Quando assumimos um compromisso nós devemos fazer ele! Mesmo que possa demorar, devemos honrar nossa palavra!", e é algo que venho trazendo para minha vida desde então.
Os gregos na antiguidade acreditavam que havia um juramento pelo qual não poderia ser quebrado, seria o juramento pelo Rio Estige (mesmo rio onde Aquiles se banhou) onde quando se quebrava promessa ou juramento feito, o individuo merecia e deveria ser morto. Como os gregos, nós do movimento não temos um castigo tão grave quanto, mas temos algo pior, que seria a mancha no nosso caráter pessoal e ficarmos mal vistos na sociedade.
Mesmo que não sejamos escoteiros ou algo do tipo, é algo que engloba a personalidade e o caráter de todos! Tenhamos consciência das decisões que tomamos e ter cuidado com o que prometemos.


SAPS e Até o Proximo Post
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...