segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Papo de mina - Para continuar viva depois do verão

Tem gente que gosta de calor, fazer o que?
Gostando ou não, a gente tem tido que lidar com temperaturas altíssimas por vários dias e nem todo mundo está de férias. Enfrentar 34°C dentro do transporte coletivo ou no escritório com aquele ventilador que mais range do que roda é complicado!
Como sair de casa de manhã vestida para trabalhar em um microondas? A menos que você trabalhe em casa, terá que vestir algo apropriado para o trabalho e totalmente inapropriado para andar abraçada com o sol. O jeito é se adaptar.
Tome algumas providências para voltar do trabalho ou de outra tarefa na rua com a saúde em ordem e livre do processo de derretimento:
·         Vai sair de casa? Coma alguma coisa, beba água e vá ao banheiro. Não conte com o que vai encontrar na rua e a falta de um desses três itens pode atrapalhar o seu dia. Minha irmãzinha (adulta) desmaiou no trem por causa do calor e estava tão cheio que ela teve que se contentar em fechar os olhos e virar o pescoço para o lado. Desmaios são perigosos e desnecessários, não se arrisque.
·         Caso seja possível, evite os horários de pico de calor para estar na rua, no carro, ou em transporte público.
·         Use roupas de cor clara e calçados confortáveis, lembrando que no verão você está sujeito a enfrentar chuvas.
·         Antes de sair de casa, use protetor solar com fator de proteção 30 ou mais e aplique novamente a cada duas horas. Mesmo que esteja nublado ou você esteja de mangas curtas, não se esqueça do pescoço, nuca, orelhas, braços e mãos.
·         Tenha sempre, sempre e de novo sempre água potável. Uma garrafinha ou um squeeze com capacidade entre ½ e um litro normalmente é suficiente para três horas, sujeito à reposição. Use recipientes reutilizáveis, o calor é alimentado pela indústria do consumo. Nosso consumo...
·         Água de coco ou suco natural também são válidos, desde que armazenados de forma correta. Você não pode carregar o suco que trouxe de casa o dia todo e tentar bebê-lo. Pode ter certeza que estará quase virando petróleo dentro de sua bolsa. Sucos cítricos ou refrigerantes escuros podem causar manchas na pele, nos lábios e onde mais tiver respingado e devem ser lavados com água corrente.
·         Isotônicos devem ser ingeridos apenas durante atividades físicas. Então se não é o caso, esqueça! Ao longo prazo, seus sais minerais podem se acumular nos rins e isso dói demais!
·         Seja qual for o líquido escolhido, consuma com sabedoria. Nunca se sabe onde encontrar um banheiro disponível.
·         Durante esse dia tórrido, talvez você ache uma oportunidade de se sentar, relaxar e tirar os sapatos. NÃO FAÇA ISSO!!!! A tendência é que seus pés inchem e você não vai conseguir calçá-los de novo.
·         O conselho “vai pela sombra” nunca foi tão sábio, procure caminhar sob as árvores, marquises ou toldos comerciais e escolha o lado do ônibus que não bate sol. Sim, ele existe! É só prestar atenção.
·         Tenha sempre algo para comer em situação de emergência: uma barrinha de cereais, uma fruta mais resistente ao transporte, frutas secas, ou mesmo biscoito. Nada daquela mistura de isopor com sal, vulgo “salgadinho” que não mata a fome e fará você consumir toda a água do planeta.
·         Caso tenha que se alimentar na rua, prefira alimentos mais leves e que estejam bem acondicionados. A cidade de São Paulo pode aprovar a lei da comida de rua, aumentando as possibilidades gastronômicas. Mas, se você consumir algo pesado e andar Sob o Sol de Parador, a culpa não é do lanche se você tiver um troço!
·         Há ainda muitos produtos acessíveis que podem ajudar no calorão: bandanas, bonés, um simples elástico de cabelo, milhares de protetores solares, pequenas toalhas úmidas que, quando em contato com pulso ou a nuca podem baixar a temperatura do corpo.
·         Eu me lembro da minha avozinha Dita chegando com uma sombrinha colorida aberta para se proteger do sol. Saudade? Não, inspiração! Ela é que sabia das coisas! Vai ficar muito chique quando você passar bela e refrescante com sua sombrinha, é muito feminino.
Boa sorte a todas nesse verão e já que você está trabalhando quando parece que toda a humanidade está de férias, sua felicidade chegará na baixa temporada, com bons preços, estradas livres e sossego nos lugares legais!
SAPS! Marileis
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...